Tel: +55 (61) 2191-9191
E-mail: contato@oftalmed.com.br
Tel: +55 (61) 2191-9191
E-mail: contato@oftalmed.com.br

Mais de 150 mil brasileiros apresentam, por ano, o diagnóstico do calázio, uma lesão inflamatória da pálpebra (superior ou inferior). Apesar de não apresentar sintomas de dor, o tratamento deve ser feito para evitar o crescimento do nódulo e, consequentemente, um encaminhamento cirúrgico. O especialista da Oftalmed, Celso Boianovsky, explica mais detalhes da doença que geralmente atinge a população acima de 30 anos.

“O calázio é caracterizado pela obstrução das glândulas que eliminam, naturalmente, gorduras nas pálpebras. Por isso, elas ficam inflamadas”, explica Dr. Celso. De acordo com ele, a frequência varia entre os pacientes porque “existem aqueles que já tem predisposição às inflamações crônicas palpebrais e sofrem com frequência entre terçol e calázios”.

Na fase inicial e mais aguda o tratamento se faz com compressas mornas e colírios/pomadas sob orientação do oftalmologista. A maioria dos pacientes respondem com sucesso ao tratamento e é possível notar, em poucos dias, o sumiço do cisto e a diminuição do inchaço na pálpebra.

Quando o cisto crônico do calázio se forma e o próprio organismo não faz a drenagem espontânea, indica-se o procedimento cirúrgico. “Mas tudo depende do tamanho, localização e incômodo gerado no paciente”, alerta Boianovsky”. A indicação cirúrgica geralmente é dada quando o cisto é grande o suficiente para causar baixa de visão ou quando os pacientes ficam incomodados por questões estéticas”, completa.

Tratamento cirúrgico – Cirurgias de calázio costumam ser realizadas com anestesia local (exceto nas raras indicações em crianças) e a recuperação costuma ser rápida – poucos dias. Os cuidados no pós-operatório são comuns a outras cirurgias oftálmicas: colírios, pomadas, às vezes anti-inflamatórios orais e mãos sempre limpas para evitar contaminação.

Boianovsky aponta ainda que casos constantes de calázio em pacientes idosos podem ser sinal de grave diagnóstico de uma doença mais rara.  Nesse caso, o oftalmologista deve encaminhar as biópsias cirúrgicas para análise do patologista e, dessa forma, seguir com os tratamentos mais indicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *
Telefone *
Email *
Como você avalia o Atendimento que recebeu na Recepção da nossa clínica?
Como você avalia o Atendimento que recebeu dos nossos Médicos?
Como você avalia Atendimento do Técnico de exame?
Como você avalia o Conforto das Instalações?
Como você avalia a Higiene das Instalações?
Como você avalia a Apresentação da Equipe?
Como você avalia a Pontualidade?
Como você avalia a Solução da sua demanda?
Em uma escala de 1-10, qual a possibilidade de você indicar a OFTALMED para um amigo ou parente?
Por favor, deixe um elogio ou sugestão sobre nossa clínica
Pular para o conteúdo