Tel: +55 (61) 2191-9191
E-mail: contato@oftalmed.com.br
Tel: +55 (61) 2191-9191
E-mail: contato@oftalmed.com.br

A catarata é uma doença ocular causada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho responsável pela focalização da luz sobre a retina. Quando o cristalino se torna opaco, a luz não chega à retina em quantidade suficiente, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, ela pode se agravar até causar cegueira reversível, sendo a sua causa mais comum no mundo. Cuidados como uma boa alimentação e o uso de óculos escuros com proteção ultravioleta podem ajudar a retardar o seu aparecimento.

A catarata do tipo senil é a mais frequente a partir dos 60 anos de idade, com velocidade de evolução diferente de pessoa para pessoa. O seu tratamento é apenas cirúrgico. O momento ideal de realizar a cirurgia depende do estágio da catarata, da quantidade de visão e da necessidade individual de recuperação, cabendo ao médico oftalmologista avaliar o melhor momento para a sua realização.

Além da catarata senil, existe a catarata congênita, presente desde o nascimento. Também são causas de catarata a inflamação intraocular prévia, o glaucoma, medicamentos como corticoide, doenças metabólicas como diabetes, doenças genéticas e trauma ocular contuso ou perfurante.

A cirurgia consiste em remover o cristalino por ultrassom, através de uma pequena incisão na córnea, e substitui-lo por uma lente intraocular, que será um cristalino artificial. É realizada a nível ambulatorial, sob anestesia local (na maioria das vezes com colírio anestésico) e sedação. O índice de recuperação visual chega a mais de 90% dos casos — feita a cirurgia, o paciente volta a enxergar. Essas lentes são definitivas e não precisam ser trocadas, a exemplo de outras próteses. Ao realizar o procedimento, opta-se preferencialmente por lentes intraoculares de última geração que possam corrigir erros refracionais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, promovendo a reabilitação total da visão, muitas vezes sem a necessidade de óculos após a cirurgia.

Deixar a catarata evoluir demasiadamente pode determinar uma cirurgia de maior risco. Além disso, se o cristalino ficar com um volume maior, o paciente pode apresentar um glaucoma secundário e, consequentemente, uma cegueira irreversível.

O que é?

Nome *
Telefone *
Como você avalia o Atendimento que recebeu na Recepção da nossa clínica?
Como você avalia o Atendimento que recebeu dos nossos Médicos?
Como você avalia Atendimento do Técnico de exame?
Como você avalia o Conforto das Instalações?
Como você avalia a Higiene das Instalações?
Como você avalia a Apresentação da Equipe?
Como você avalia a Pontualidade?
Como você avalia a Solução da sua demanda?
Em uma escala de 1-10, qual a possibilidade de você indicar a OFTALMED para um amigo ou parente?
Por favor, deixe um elogio ou sugestão sobre nossa clínica